A importância da comunicação com os colaboradores

24-09-2011 00:39

 

O papel dos colaboradores limita-se ao cumprimento das normas fixadas pelo proprietário (gerente ou diretor), e não há espaço para questionamento, muito menos críticas sobre suas decisões ou sobre o modelo de negócios adotado.

Sugestões ou críticas não são bem-vindas, mas sim encaradas como perda de tempo ou como demonstração de má vontade por parte dos colaboradores.

Também são desenvolvidas atividades administradas pelo proprietário (gerente ou diretor). No entanto, este é uma pessoa acessível, de mente aberta, que sabe delegar responsabilidade e está sempre disposto a ouvir seus colaboradores. Estimula as sugestões e críticas de seus colaboradores em relação a qualquer assunto ligado à atividade. Ali, os colaboradores sabem que podem expor suas ideias, sem medo de sofrerem injustiças ou vinganças.

 

Melhore a comunicação de sua empresa

Os processos de comunicação interna e externa nas empresas brasileiras não estão inseridos no contexto de sua estratégia, em sua missão, visão e valores. É contratada uma assessoria de comunicação que, na maioria das vezes, é terceirizada e não faz parte dos sistemas de gestão organizacional. Assim, os resultados são pífios e as comunicações externas e internas se tornam ineficazes e ineficientes, funcionando apenas por um certo tempo.

O fundamental é saber utilizar os meios eletrônicos, quadros de comunicação espalhados pela empresa, jornais impressos ou online internos e externos, etc. para se comunicar com eficiência tanto com o público interno como externo.

Todo esse esforço visa aumentar nos funcionários o seu comprometimento em suas atividades diárias que refletem diretamente na relação da empresa com o cliente ou com o consumidor.