Carregadores de celular estão com os dias contados

28-11-2010 22:00

Em breve, poderemos recarregar a bateria do celular com as próprias conversas

Cientistas sul-coreanos estão trabalhando em um projeto que pretende acabar, ou pelo menos reduzir, os aborrecimentos com recarga de bateria para telefone celular. A ideia básica, que é transformar ondas sonoras diretamente em eletricidade, já vinha sido almejada há algum tempo, e finalmente parecem ter descoberto uma maneira. Os cientistas partiram de um princípio lógico: “Se já é possível há tanto tempo transformar eletricidade em som, porque não fazer também o caminho inverso”?

Em linhas gerais, funciona assim: o óxido de zinco (composto químico presente em remédios anti-sarna, entre outras funções) pode ser a base para um nano material que converte decibéis em volts. Usando uma pequena placa desse material, envolta por dois eletrodos, os cientistas coreanos Young Jun Park e Sang Woo Kim conseguiram produzir uma corrente de 50 milivolts a partir de um som de 100 Decibéis (as conversas normalmente ficam entre 60 e 70 decibéis).

Ainda é um avanço tímido, uma vez que 50 milivolts representam pouco mais de 1% da carga total de uma bateria comum, mas foi apenas o primeiro experimento “oficial”. Além disso, não é apenas o som das conversas que pode carregar a bateria. Qualquer barulho no ambiente poderá ser captado e convertido em eletricidade.

Assim, no futuro, você não poderá ficar com tanta raiva de pessoas conversando ou de motos barulhentas passando na rua enquanto você telefona. Afinal, se eles atrapalham sua conversa, pelo menos estarão ajudando a recarregar a bateria do seu celular.