Gestão do conflito

02-11-2010 18:33

Os  conflitos sempre foram parte das relações humanas e se tornam mais sérios à medida que cresce o número de pessoas envolvidas. Como, então, pensar o conflito no contexto organizacional? É preciso pensar a questão, pois conflitos podem influenciar a produtividade e, assim, a lucratividade de uma empresa.

Um bom clima organizacional depende, entre outras coisas, de profissionais aptos a administrar conflitos. Essa aptidão pode advir de uma característica inata ou do estudo, e é especialmente requerida dos profissionais da área de Recurso Humanos. Mas, profissionais com essa habilidade são bem-vindos em toda e qualquer área. Os conflitos, no contexto das empresas, devem ser solucionados levando-se em consideração os valores organizacionais.

As causas dos conflitos em uma empresa podem ser diversas: estilos diferentes de liderança, identificação entre os envolvidos, comunicação falha ou nula, etc. Portanto, é importante, antes de tudo, investigar a origem do conflito. Nessa investigação, coloque-se na situação dos envolvidos e tente compreender suas posições.

Conflito é oportunidade

A coisa mais importante que um gestor de conflitos deve saber é que ele jamais deve encarar os conflitos de forma negativa. Um bom gestor reconhece a importância dos conflitos, sabe que "ponte que não balança cai". Embora causem problemas eventuais, eles também são oportunidades. Oportunidade de apontar falhas na organização, melhorá-la, reformá-la.

Conflitos, invariavelmente, demandam diálogo. De diálogos abertos, com a exploração de pontos de vista diferentes, surgem novas ideias. A reconstrução da realidade em que as pessoas estão inseridas é muito positiva, pode contribuir para que os pontos de conflito sejam solucionados de forma a deixar todos satisfeitos.